A lata de aço destaca-se por ser degradável, infinitamente reciclável e por dispensar conservantes. É leve, resistente e protege os alimentos por períodos superiores a dois anos, mesmo em condições adversas de clima, transporte e manuseio. Concebida, originalmente, para embalar alimentos, a lata de aço passou por aperfeiçoamentos que vão da redução de espessura – como a das embalagens de refrigerantes e cervejas – à soldagem elétrica, passando por novos formatos e fechamentos.
O sucesso da lata de aço junto à indústria de alimentos reside no fato desta embalagem dispensar o uso de conservantes para a manutenção do produto. A lata de aço garante que o alimento mantenha suas propriedades naturais inalteradas durante sua vida de prateleira. Suas principais características são barreira à luz, a micro-organismos e predadores externos. A lata de aço também participa dos segmentos de tintas, produtos químicos, óleos lubrificantes, tampas e aerossóis, entre outros produtos, e vem apresentando crescimento nos mercados de moda, delicatessen e ração animal.
São recicladas 35% das latas consumidas anualmente no Brasil, o equivalente a cerca de 250 mil toneladas/ano.
Evitando-se a contaminação com terra ou matéria orgânica pode-se incrementar a reciclagem deste material, que tem ainda, como característica peculiar a possibilidade de ser separado magneticamente do resto do lixo.
O aço reciclado é utilizado na indústria automobilística, de construção civil, utensílios domésticos, ferramentas e novas embalagens. O reaproveitamento do material na forma de vasos, canecas e até peças de arte tem sido uma outra alternativa de reutilização destas embalagens.
Tabela comparativa de decomposição do aço e de outros materiais no meio ambiente:
Tempo que o meio ambiente leva para degradar cada material
Latas de aço
10 anos
Alumínio
200 a 500 anos
Isopor
indeterminado
Latas de cerveja e refrigerante
100 anos
Plásticos
até 450 anos
Vidros
indeterminado
VERDADES
Produtos Embalados
A lata confere maior proteção a produtos embalados.
Embalagens de aço protegem o seu conteúdo da luz, microorganismos, insetos e predadores (ratos).
Na manipulação dos produtos – transporte, armazenagem e manuseio – o material resiste a choques, quedas e empilhamento (abuso mecânico).
Economia
As latas ajudam no desenvolvimento econômico do país.
Embalagens de aço são armazéns portáteis, capazes de evitar a deterioração de produtos agrícolas. São fabricadas por empresas genuinamente nacionais e utilizam matérias-primas provenientes do nosso solo (minério de ferro).
Luz
A luz pode estragar os alimentos.
Reações químicas provocadas pela luz (como a fotossíntese, por exemplo) alteram e podem estragar alimentos. Muitos alimentos contidos nas embalagens transparentes exigem a adição de conservantes.
Energia
Reciclar a lata de aço é economizar energia.
A cada 75 embalagens de aço recicladas, salva-se uma árvore que, sem isso, estaria sendo transformada em carvão vegetal. A cada 100 latas recicladas, poupa-se o equivalente a uma lâmpada de 60 W acesa por uma hora.
Ano da Publicação: | 2004 |
Fonte: | www.saudenalata.com.br |
Autor: | Rodrigo Imbelloni |
Email do Autor: | rodrigo@web-resol.org |