Vidro, Sólido ou Líquido?

É do conhecimento geral das pessoas que o vidro é um material sólido, mas apercebemo-nos de que é um liquido de grande densidade.

O vidro definitivamente não é um sólido cristalino, pois não possui estrutura microscópica periodicamente organizada. É o que chamamos de sólido amorfo, ou seja, um líquido com viscosidade enorme, e quando digo enorme, é realmente enorme. Algumas pessoas afirmam que o vidro escorre, e que isto pode ser constatado nos vitrais das catedrais antigas. Entretanto, trabalhos científicos conceituados, apesar de não negarem que o vidro "escorre", já demonstraram que a idade das catedrais não é suficiente para que o vidro escorresse o suficiente para produzir as diferenças de grossura no topo e na base dos citados vitrais. Na realidade o vidro, com relação à forma, porta-se como um sólido, mas não o é apenas pela rigorosidade na definição de sólido cristalino.

Hoje o vidro é considerado líquido pois se deixarmos algo feito deste material num lugar sem ser "perturbado" durante muitos anos ele "escorre". Não é um fenómeno que possamos constatar porque não ocorre à escala humana.

Fonte – "Engenharia de Materiais"

Ano da Publicação: 2009
Fonte: http://blogdoconhecimento.blogspot.com/2004/12/curiosidade-vidro-slido-ou-lquido.html
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

GUIA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS

6ª EDIÇÃO, REVISTA, ATUALIZADA E AMPLIADA EDIÇÃO APROVADA PELA CÂMARA NACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E PELA …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *