Como tornar uma micro e pequena empresa sustentável?

Pequenas soluções como reparar defeitos e diminuir custos podem ser a chave para uma gestão ecológica.

Adaptar negócios para um modelo de gestão sustentável é considerado um grande desafio para pequenos empresários. Entretanto, muitas vezes simples modificações podem gerar resultados positivos para o meio ambiente. Foi pensando desta maneira que os sócios da rede de restaurantes ViaSete, Ricardo Stern e Felix Opitz, colocaram a reciclagem na rotina de seus empreendimentos.

Já na abertura da primeira unidade, no Rio de Janeiro, os empresários buscaram empresas terceirizadas para reciclar papel, garrafas PET, latas de alumínio e óleo de cozinha. A coleta dos materiais é feita pelos funcionários que recebem como incentivo toda a verba gerada no reaproveitamento. “As pequenas empresas devem começar as mudanças aos poucos. Recicle, separe o lixo e use, onde for possível, material reciclado”, afirma Stern.

A rede ViaSete que recicla por ano 4,1 mil quilos de materiais recebe ajuda da Ong WWF-Brasil para treinar seus funcionários na tarefa da coleta seletiva. “Não encontramos dificuldade para separar os materiais porque já entrou na rotina dos restaurantes. Não é mais um bicho de sete cabeças”, diz o sócio. “Queremos reduzir o consumo de água e continuar por esse caminho de reutilização”. Três unidades compõem a rede, sendo que a mais nova – inaugurada em dezembro – usa madeira reflorestada.

Segundo especialistas, para tornar uma empresa sustentável é necessário antes de tudo fazer um planejamento que inclua análises do produto, negócio e da produção. “É mito dizer que gestão sustentável envolve muito dinheiro, Além disso, o empresário deve pensar no futuro e perceber que custos são relativos quando identificada a relação custo-benefício”, afirma Maria Raquel Grassi, coordenadora do núcleo Petrobras de sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Dificuldades à vista
Um dos grandes entraves apontado por empresários para adoção do “modelo sustentável” é a dificuldade em baratear os produtos ecológicos. “É um desafio reduzir os preços porque ainda não há uma demanda considerável, assim que isso ocorrer haverá mais competitividade. Entretanto, para conseguir sucesso o melhor é conhecer o consumidor e descobrir seu nicho de mercado”, afirma Claudio Andrade, consultor em sustentabilidade e instrutor da Uniethos.

Para diminuir essas e outras dúvidas sobre o assunto, confira as principais recomendações dos especialistas:

Defina identidade e missão da empresa: Antes de modificar ou reestruturar, trace quais serão os princípios condizentes com a postura sustentável a ser empregada. Não adianta começar algo em que não se sabe pra onde ir ou a razão dos procedimentos.

Comercialize produtos que não ofereçam impactos à natureza: Pense em matérias-primas alternativas, biodegradáveis ou recicláveis. Caso o produto já esteja no mercado, faça modificações que não alterem o resultado final ou prejudiquem a qualidade.

Evite desperdícios: Identifique pequenos defeitos e os conserte. Não desperdice material e melhore processos simples e rotineiros (reduza o descarte de copos de plástico na empresa, por exemplo). Lembre-se que o consumo elevado de água e energia é o grande vilão da falta de consciencia. Busque a eficiência energética trocando lâmpadas e, se possível, aproveite a energia solar.

Reutilize e recicle materiais: Além de diminuir os gastos na empresa, também reduz o impacto no meio ambiente. Associações, cooperativas, Ongs e alguns programas de governo podem auxiliar nesse processo e facilitar sua execução.

fonte: IG

Ano da Publicação: 2011
Fonte: http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1214
Link/URL: http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1214
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

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