Ilha de plástico no Pacífico aumentou 100 vezes

Amassa de pequenos pedaços de plásticoque emporcalha ooceano Pacíficoaumentou cerca de 100 vezes nas últimas quatro décadas, segundo estudo doInstituto Oceanográfico Scripps (SIO), dos EUA.

Liderada pela oceanógrafaMiriam Goldstein, a pesquisa apontou que ailha de plástico no Pacífico já ocupa uma área maior do que o estado de Minas Gerais, que possui mais de 586 mil quilômetros quadrados de extensão, e está alterando oecossistema marinho.

Isso porque, além das partículas plásticas -que são ricas em produtos químicos tóxicos- serem ingeridas pelos animais marinhos e aves, aaglomeração de plástico no oceanoestá provocando a proliferação do insetoHalobates sericeus, que se alimenta de ovos de peixe e plâncton. O animal, que vive no mar, necessita de uma superfície dura para depositar seus ovos, que é encontrada com muito mais facilidade a medida que a quantidade de lixo plástico aumenta no oceano.

De acordo com oPrograma das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o problema do lixo plástico é mais grave no norte do Oceano Pacífico, mas se repete em todo o ambiente marinho do planeta. Em cada km² de oceano são encontradas, em média, 13 mil partículas de microplástico, que derivam desacolas descartáveis, entre outros resíduos.

Ano da Publicação: 2012
Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/ilha-de-plastico-no-pacifico-aumentou-100-vezes-noticias
Link/URL: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/ilha-de-plastico-no-pacifico-aumentou-100-vezes-noticias
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo

Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *