Legisladores chineses pedem ação urgente contra o fluxo de entrada de lixo estrangeiro.

Legisladores chineses pedem ação urgente contra o fluxo de entrada de lixo estrangeiro

O BBC Monitoring Service (Serviço de Monitoramento da BBC) faz declarações sobre um item do Xinhua (a Agência de Notícias da Nova China), que poderá ser interessante.

Enquanto a China está tendo um papel mais importante no setor de fabricação mundial, alguns legisladores e oficiais seniors têm alertado para a entrada de lixo estrangeiro.

Em anos recentes, vários tipos de lixo de países desenvolvidos continuaram a ser enviados à China por meio de diferentes canais. Um perigo tão grande chamou a atenção dos legisladores chineses, que agora participam da sessão anual do Congresso Nacional [National People’s Congress – NPC]. “Se não se tomar ações urgentes, a China poderá tornar-se um campo de sucata para o lixo dos países desenvolvidos”, disse Xie Taijian, um deputado do NPC da Província Guangdong do sul da China.

Em 2001, a alfândega da província descobriu uma grande quantidade de lixo importado, dentre eles, pneus usados, roupas, utensílios domésticos e computadores.

Há lixo estrangeiro em grande volume em outras áreas. Durante o último Festival da Primavera em fevereiro, o Taizhou Customs na Província de Zhejiang detectou 466,66 toneladas de lixo doméstico, que continha, em sua maior parte, latas de bebidas e filmes plásticos usados. Em dezembro passado, o Lianyungang Customs na Província de Jiangsu interceptou 339 toneladas de resíduos sólidos, que foram enviados de volta à República da Coréia.

Estima-se que mais de 500 milhões de toneladas de lixo tóxico tenham sido produzidas em todo o mundo, sendo que uma parcela cada vez maior está sendo transferida a países em desenvolvimento.

“Percebemos a entrada e estamos nos preparando para criar leis que acabem com o lixo estrangeiro”, disse Lu Ruihua, Governador de Guangdong. Também é verdade que algumas empresas estão importando lixo estrangeiro a fim de obter lucros, ignorando leis e regulamentos de proteção ambiental.

“Embora haja lucros em curto prazo em um negócio como este, o perigo é eminente e de longa duração”, disse Huang Guosheng, um pesquisador sênior do Instituto de Pesquisas de Tecnologia Eletrônica Guangdong (Guangdong Electronic Technology Research)

Ano da Publicação: 2002
Fonte: Warmer News Letter
Autor: Keith Strange, tradução de Hernán Baeza
Email do Autor: kit@residua.com

Check Also

AMBIENTE NA EUROPA MELHOROU NOS ÚLTIMOS 5 ANOS

Um relatório divulgado pela Comissão Europeia no início de março mostra que, nos últimos cinco …