MATRIZ DE INTERAÇÃO

Um dos tipos básicos de método de avaliação de impacto ambiental. Consiste na elaboração de matrizes que dispõem em um dos eixos os fatores ambientais e no outro as diversas ações realizadas para a implantação de um projeto. Nas quadrículas definidas pela intercessão das linhas e colunas, assinalam‑se os prováveis impactos diretos de cada ação sobre cada fator ambiental. Assim. pode‑se identificar o conjunto de impactos diretos gerados pelo projeto, destacando‑se os múltiplos efeitos de cada ação e a soma das ações que se combinam para afetar um determinado fator ambiental.

“Podem ser definidas como uma listagem de controle bidimensional. São sensíveis às relações de causa e efeito, relacionando aspectos ou componentes de um projeto com os diversos elementos do meio ambiente, permitindo melhor e mais profunda compreensão dos complexos efeitos ambientais do projeto” (Couto, 1980).

“Tipicamente, empregam uma lista de ações humanas somada a uma lista de indicadores de impacto. Ambas são relacionadas em uma matriz, que pode ser usada para identificar uma quantidade limitada de relações de causa e efeito” (Munn, 1979).

“Método usado para identificar impactos pela verificação sistemática de cada atividade de um projeto com cada parâmetro ambiental, para registrar se um dado impacto tem probabilidade de ocorrer. Caso positivo, marca‑se a célula correspondente à intercessão da atividade com o parâmetro ambiental” (Bisset, 1982)

Check Also

Nespresso expande programa de coleta de cápsulas

A Nespresso expande a solução de reciclagem “Entrega Verde” para a cidade de Porto Alegre. …