QUALIDADE DE VIDA

“É o conjunto de condições objetivas presentes em uma determinada área e da atitude subjetiva dos indivíduos moradores nessa área, frente a essas condições” (Hornback et alli, 1974).

“São aqueles aspectos que se referem às condições gerais da vida individual e coletiva: habitação, saúde, educação, cultura, lazer, alimentação, etc. O conceito se refere, principalmente, aos aspectos de bem?estar social que podem ser instrumentados mediante o desenvolvimento da infra?estrutura e do equipamento dos centros de população, isto é, dos suportes materiais do bem?estar” (SAHOP, 1978).

“É a resultante da saúde de uma pessoa (avaliada objetiva ou intersubjetivamente) e do sentimento (subjetivo) da satisfação. A saúde depende dos processos internos de uma pessoa e do grau de cobertura de suas necessidades, e a satisfação depende dos processos internos e do grau de cobertura dos desejos e aspirações” (Gallopin, 1981).

“O conceito de qualidade de vida compreende uma série de variáveis, tais como: a satisfação adequada das necessidades biológicas e a conservação de seu equilíbrio (saúde), a manutenção de um ambiente propício à segurança pessoal, a possibilidade de desenvolvimento cultural, e, em último lugar, o ambiente social que propicia a comunicação entre os seres humanos, como base da estabilidade psicológica e da criatividade” (Maya, 1984).

Check Also

Compostable Coffee Pod Improves Sustainability and Flavor

New England Coffee’s new capsule made from three biopolymers bypasses landfill and acts as a …