O objetivo deste trabalho foi induzir a colonização vegetal de Horizonte C de talude de corte de estrada, utilizando sementes de gramíneas e leguminosas, em tratamentos com e sem composto orgânico de lixo urbano produzido pelo LESA (Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental) da Universidade Federal de Viçosa. O objetivo estratégico foi estudar uma solução conjunta para dois problemas graves do país: os acentuados processos de erosão e a crescente produção de lixo e formações de lixões.
Foi utilizado método de baixo custo para a aplicação do composto orgânico para testar sua eficiência como suporte à colonização vegetal. O composto orgânico de lixo urbano, apresenta não só as características de fonte de nutrientes para plantas e matéria orgânica para o solo, como também uma característica física muito importante – aderência – que permite a sua utilização em áreas inclinadas.
A colonização vegetal de talude com Horizonte C exposto, mediante a utilização de composto orgânico de lixo urbano como substrato, apresentou excelentes resultados, devido ao rápido recobrimento da área pelas plantas, boa produção de matéria fresca e seca e baixo custo de aplicação de composto na área.
entre os impactos ambientais resultantes da atividade humana, que causam prejuízos ao homem, tem-se os provocados pela erosão e pela disposição inadequada do lixo no ambiente.
A erosão pode causar acidentes em estradas, devido ao desmoronamento de taludes, e mais freqüente o assoreamento de corpos receptores ( rios, córregos, lagos, etc.), os quais, por sua vez, causam enchentes, levando a perda de vidas e a outros problemas de ordem sanitária, ambiental, econômica e social.
A disposição inadequada do lixo urbano, gera os já discutidos problemas de saúde pública, além de outros de ordem ambiental (alguns irreversíveis), econômica e social, e, dentre estes, inclui-se também o assoreamento de corpos receptores, visto que a grande maioria desses despejos são feitos em encostas ou em áreas próximas aos rios e, freqüentemente nesses.
Check Also
Prazo para fim de lixões acaba, mas 1.593 cidades ainda usam modelo
Terminou na 6ª feira (2.ago.2024) o prazo estipulado pelo Novo Marco do Saneamento Básico (lei …