Programa de reciclagem de lixo na área comercial de Belém: uma proposta metodológica

O trabalho propõe uma metodologia de pesquisa e desenvolvimento de um programa de reciclagem e ou reutilização do lixo, gerado no centro histórico, cultural e comercial de Belém, capital do Estado do Pará.
Atualmente a coleta do lixo da área comercial de Belém, envolve além da própria Prefeitura, aproximadamente uma centena de pessoas (catadores), que de forma desorganizada e conflituosa, sobrevivem da venda do material sólido, possível de ser reciclado. Temos também, o fato dos Lojistas não acondicionarem seletivamente o lixo, dificultando a coleta por parte da Prefeitura, e contribuindo para que a atividade de catação do lixo seja mais desorganizada e menos eficiente, uma vez que muitos materiais são coletados, pelos catadores, com impurezas prejudiciais aos processos de reciclagem, já que não são adequadamente acondicionados na sua origem.
Portanto, temos um acondicionamento inadequado por parte dos lojistas, que não deixam alternativas para os catadores, a não ser rasgar ou esparramar no chão, o lixo anteriormente acondicionado. Esta situação atrasa o tempo de coleta por parte da Prefeitura, contribuindo para um custo de coleta mais oneroso.
O projeto aqui apresentado, busca possibilitar um aumento do aproveitamento comercial de grande parte do lixo sólido, produzido nesta área, através de uma maior organização da atividade dos catadores, em consonância com os lojistas, a Prefeitura e as empresas de reciclagem já estabelecidas em Belém. Dessa maneira, haverá por um lado um aumento da renda dos catadores, conferindo aos mesmos dignidade e cidadania, por outro um centro comercial mais higiênico e mais atrativo para compras, por parte da população e por fim, uma redução sensível da quantidade de lixo a ser coletado pela Prefeitura, que terá condições de executa-la de forma mais eficiente e a custos mais baixos.
A metodologia a ser adotada para a consecução dos objetivos, terá por estratégia, o desenvolvimento do programa mediante parcerias, entre os diversos atores envolvidos na solução do problema, ou seja, o Poder Público Municipal, Estadual e Federal (UFPa) os Lojistas, as Empresas de Reciclagem e os Catadores.

Check Also

Fazenda Urbana de Curitiba oferece cursos gratuitos em maio

As aulas vão ensinar práticas sustentáveis, com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *