Vancouver é a primeira cidade a pavimentar as ruas com plástico reciclado

Publicado em 22 de Novembro de 2012.
Vancouver tem o objectivo de se tornar na área metropolitana mais verde do mundo em 2020, por isso anuncia periodicamente novidades sustentáveis. Esta semana, a cidade canadiana anunciou que começou a pavimentar as suas ruas com plástico reciclado, uma iniciativa em parceria com a GreenMantra e que cria um asfalto mais amigo do ambiente.
O asfalto tem como base o plástico velho, que é derretido e transformado num pavimento mais sustentável que o tradicional.
De acordo com o site oficial de Vancouver, o asfalto tradicional requer temperaturas extremamente altas para fluir mais facilmente. A nova mistura, por outro lado, não precisa de atingir essa dimensão de temperaturas, requerendo, por isso, menos 20% de combustível na produção.
Segundo Peter Judd, engenheiro de Vancouver, esta nova mistura reduz em 300 toneladas/ano a libertação de gases com efeito de estufa. A mistura de plástico também reduz a quantidade de vapores libertados para o ar quando o asfalto é colocado.
Na verdade, o processo custa entre 1 a 3% mais que o pavimento tradicional, mas estes números serão reduzidos quando a procura aumentar. Outra das boas notícias é que o asfalto a partir de plástico reutilizado não parece – e não é – muito diferente do tradicional, de acordo com os testes de Vancouver.

Check Also

Nepal começou a encher ruas com toneladas de resíduos plásticos com um objetivo: tornar-se mais sustentável

Com mais de 400 milhões de toneladas de plástico produzidas por ano — grande parte em embalagens descartáveis difíceis de reciclar — o Nepal encontrou uma solução surpreendente: transformar esse resíduo em asfalto. O plástico não é simplesmente espalhado pelas ruas, mas incorporado à estrutura do pavimento, e alguns especialistas afirmam que o resultado é até superior ao asfalto convencional. A ideia, já testada em países da Ásia, Europa, África e Américas, ganha força como alternativa sustentável para dois problemas globais ao mesmo tempo.