O luxo das histórias do lixo

"Tem que acabar com essa história de coitadinho. Tem que fazer a gente gerar renda. Inclusão social é poder ter dignidade e ganhar o próprio sustento." José Cardoso – depoente do projeto.



Neste especial, apresentamos as histórias de vida de Catadores de Materiais Recicláveis. O movimento desses trabalhadores cresce a cada dia no país. Eles aprenderam a escapar dos atravessadores para organizar suas próprias cooperativas e iniciar movimentos de transformação e inclusão social. Agora, batalham por mais direitos e pelo reconhecimento da sociedade.



Em dezembro de 2004, o Movimento Nacional de Catadores, a Fundação Avina e o Museu da Pessoa se reuniram para registrar a história dos catadores de materiais recicláveis. A parceria tem o objetivo de divulgar as histórias de vida para a promoção o diálogo do movimento dos catadores com a sociedade, a valorização da profissão do catador e a compreensão do papel do catador na sociedade.



A partir de janeiro de 2005, foram gravadas 5 entrevistas no estúdio do Museu da Pessoa, em São Paulo. Essas entrevistas originaram um vídeo que foi apresentado no Congresso Latino-Americano de Catadores em São Leopoldo – RS, em janeiro de 2005, onde foram colhidas outras 24 histórias de catadores que participavam do evento.



Neste mês, o Museu da Pessoa reúne as histórias em um especial que revela o cotidiano do trabalho dos catadores, a organização em cooperativas e a expectativa de cada um deles para o futuro da categoria.



Este é o primeiro passo de uma parceria que pretende mobilizar a sociedade para a importância do catador e potencializar a sua organização, publicando e divulgando as histórias de vida.





Fonte: Maxpress – SP

Ano da Publicação: 2005
Fonte: www.reciclaveis.com.br
Autor: Rodrigo Imbelloni
Email do Autor: rodrigo@web-resol.org

Check Also

Fazenda Urbana de Curitiba oferece cursos gratuitos em maio

As aulas vão ensinar práticas sustentáveis, com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *